29/05/2017 às 16h10

Programa Accelerate 2030 está com inscrições abertas

Empreendimentos que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável já podem se inscrever

Fortalecer os negócios que contribuam para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da agenda Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2015 é o intuito do programa Accelerate 2030. Reconhecido internacionalmente, a iniciativa promovido pelo PNUD Global e o Impact Hub Genebra estão com as inscrições abertas até junho, e acontece em 30 países, entre eles está o Brasil.

Segundo Luciana Aguiar, Gerente de Desenvolvimento do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), a meta é selecionar projetos que tenham trajetória consolidada e desenvolvam soluções diretamente ligadas à conquista dos ODS. “Os empreendimentos têm que apresentar potencial de escalabilidade, tanto nacional, como posteriormente internacional”, comenta.

As selecionadas, participarão da aceleração personalizada do programa, que dura aproximadamente nove meses. Durante o período, as startups vão receber capacitação para aumentar o impacto internacional e as conecte com possíveis investidores. Além da aceleração e capacitação, as empresas vão ter uma semana de treinamento na Suíça, durante a Social Good Summit Genebra em outubro. ‘‘No decorrer do evento, os empreendedores vão ter oportunidade de apresentar suas soluções à corporações multinacionais, organismos multilaterais, outros empreendedores e investidores’’, reforça Luciana.

Os crivos para seleção dos empreendimentos baseia-se na relação com a solução dos problemas e o impacto ligado aos ODS; na abordagem inovadora, baseado em um modelo de negócio inovador; mercado e escalabilidade, se os projetos podem ser replicados e dimensionados para outros países; dimensão social, se há uma tentativa demonstrada de lutar pela igualdade de gênero, raça ou religião; e equipe, se demonstra habilidades, linguagens, motivação, compromisso e ambição apropriados. “As startups de impacto social já nascem com um potencial de transformação. Nesta fase do Acelerate, o setor privado vai atuar como agente estratégico para mudanças, aliando-se à soluções e inovações, de primeiro caráter em escala local e, subsequentemente, em caráter global e é uma visibilidade importantíssima para o Brasil, que já abraça causas sustentáveis desde os primeiros programas lançados pela ONU”, encerra.

Mais informações, acesse: https://goo.gl/UazSgp

Fonte: Inovativa Brasil

  • Escolha o que ler por assunto

Image is not available
previous arrow
next arrow
Slider