05/07/2017 às 10h22

Diretor da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba participa do I Start de Ideias, do IFPB

O evento estimulou o empreendedorismo e a inovação entre os estudantes

Organizadoras do evento (Foto: Divulgação)

Aconteceu na segunda, 03, no IFPB – Campus João Pessoa, o I START de Ideias. O evento teve o objetivo de promover o empreendedorismo e a inovação, buscando conectar ideias e negócios e foi aberto para estudantes, professores e servidores da Instituição.

Organizado pela Profa. Margareth Rocha, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do campus, e pela Diretora Executiva da UpBranding, Denise Lemos, o I START de Ideias contou com a colaboração de empreendedores experientes na criação de Startups e professores que atuaram como mentores durante o evento.

As equipes vencedoras do evento foram:

Equipe Olho d´água recebendo o prêmio de 1° lugar (Foto: Divulgação)

1° Lugar – Olho d´agua – cuja ideia foi o desenvolvimento de um dispositivo para controle do consumo de água nas residências a ser instalado junto ao registro d´água das casas. O dispositivo seria integrado a um aplicativo de celular que forneceria informações em tempo real do consumo, planilha de gastos diários indicando horários de maior consumo, assim como forneceria dicas para redução do consumo;

2° Lugar – Cadepot – a ideia foi o desenvolvimento de uma cadeira de rodas adaptada, cujas rodas fossem substituídas por esteiras semelhante às usadas por tanques de guerra. Essa modificação permitiria maior acessibilidade e estabilidade aos cadeirantes, dando maior conforto e mobilidade;

3° Lugar – Findpet – a ideia foi a criação de um dispositivo semelhante a GPS que seria acoplado em coleiras permitindo a fácil localização do animal de estimação em caso de fuga ou perda. Esse mesmo dispositivo seria vinculado a uma rede social que dispararia mensagem informando o desaparecimento do animal, com foto do pet e endereço dos donos facilitando assim o reencontro do animal.

Um dos jurados da competição foi o Prof. Francisco Jaime, Diretor Geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB). Sobre o evento, o diretor comentou que “…foi um evento curto, interativo e muito bem organizado, que deveria ser reproduzido com maior frequência nas escolas e universidades, visto que desperta desde cedo o interesse dos jovens por práticas empreendedoras e os insere no ambiente de inovação. Permitindo que os jovens se reúnam, aprendam a trabalhar em equipe, amadureçam e validem suas ideias pela orientação dos mentores, e se estimulem a abrir seus próprios negócios”.

*Com informações da Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa

  • Escolha o que ler por assunto

Image is not available
previous arrow
next arrow
Slider