25/08/2017 às 16h00

Ford seleciona negócios de impacto social para programa de aceleração de curto prazo

As inscrições estão abertas até 17 de setembro

Foto: Pexels

Com a visão de construir a base para o desenvolvimento de negócios de impacto social que atuam com mobilidade, a Artemisia e o Ford Fund, braço filantrópico da Ford, vão selecionar e apoiar empreendedores com startups focadas na temática.

O objetivo do programa é fortalecer uma nova geração de negócios de impacto social no setor de mobilidade. Para isso, as organizações irão identificar e selecionar startups de todo o Brasil, em estágio de validação de produto/serviço – com protótipo desenvolvido e possivelmente já em primeiras vendas – que apresentem soluções inovadoras focadas em mobilidade e com potencial de gerar alto impacto social para milhares de pessoas da baixa renda.

O processo de aceleração de curto prazo – cinco semanas – tem como base a metodologia exclusiva da Artemisia, pioneira no fomento de negócios de impacto social no Brasil. O programa conta com dois workshops presenciais e webinares temáticos. Os inscritos passarão por um processo de seleção com três fases eliminatórias: análise das informações preenchidas no formulário de inscrição; entrevista com negócios mais alinhados; e seleção final pelo comitê.

Até 20 startups serão selecionadas e terão acesso a ferramentas inovadoras, conteúdos exclusivos, conexão com outros empreendedores do setor e mentorias com especialistas de negócio, impacto social e mobilidade – que apoiarão a formatação de modelo de negócio e o refinamento do impacto social que as soluções têm potencial de gerar. Todo o programa foi elaborado para que os empreendedores possam ter maior clareza sobre os próximos passos de seu negócio, para que avancem no desenvolvimento de sua solução e estejam mais preparados para crescer e impactar positivamente a sociedade dentro do setor atuante.

Ao final do programa, serão escolhidos até 3 negócios que se destacarem ao longo do processo que poderão receber um investimento inicial doado pela Ford Fund e mentorias pós-programa, com o intuito de potencializar o desenvolvimento de seus negócios.

Potenciais soluções

São elegíveis negócios de todo o Brasil que apresentem soluções focadas em mobilidade com potencial impacto social positivo para população de menor renda. Além disso, o uso de fontes de energia limpa e sustentável e/ou contribuição para a redução de impactos ambientais negativos serão quesitos levados em consideração na análise das organizações. A busca recai por soluções que aumentem a disponibilidade e a diversidade dos meios de transporte; otimizem o deslocamento ao aumentar a previsibilidade, agilidade, qualidade e/ou reduzem custos e distâncias; viabilizem o acesso a mercados e/ou reduzem custos de logística de empreendedores e produtores de menor renda; aumentem a segurança, acessibilidade e autonomia e reduzem vulnerabilidades no deslocamento; facilitem o deslocamento para conectar pessoas a produtos e serviços básicos (saúde, educação); e possibilitem adequações ao espaço público para aprimorar a mobilidade, tornando as cidades mais eficientes e fortalecendo a cidadania.

O Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade está com as inscrições abertas até 17 de setembro; mais informações e inscrições no site do programa.

Fonte: Assessoria Artemisia

  • Escolha o que ler por assunto

Image is not available
previous arrow
next arrow
Slider