2019/06/28 at 09:11

Inovação de Cabo a Rabo foi um sucesso!

Confira galeria de fotos do evento no Parque do Povo

Sucesso de público, riqueza de temáticas, participantes engajados e a plataforma I-Balaio lançada. Assim foi o Inovação de Cabo a Rabo, uma realização da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e Sebrae Paraíba.

O lançamento da plataforma que está mapeando, conectando e engajando os protagonistas da inovação paraibana foi um dos marcos do evento, que ainda promoveu o encontro de tantos atores locais, regionais e nacionais ao longo das palestras e painéis com temáticas diversas: mercado, indústria, marketing, economia criativa, saúde, educação, inovação social, aceleração e investimento.

A abertura e apresentação do evento ficaram por conta de Renata Câmara e Edson Mackeenzy, que deram o toque de leveza e descontração que o evento pedia. Várias autoridades e representantes de instituições diversas prestigiaram a abertura, seguida da palestra sobre Inovação Aberta, com Ricardo Motta (StartSe).

Na sequência, o primeiro painel do ICR foi sobre Ecossistema, com a participação do Diretor Geral da Fundação PaqTcPB, Prof. Nilton Silva; Luiz Maurício, Empreendedor do Startup BrasilCesar Labs e Porto Digital Recife; Lucas Ribeiro, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande; Marília Assis, Empreendedora e CEO da startup Unistay; e de Ivani Costa, Coordenadora dos projetos de transformação digital do Sebrae PB. O painel foi mediado por Marquinhos Medeiros, Gerente de Comunidades da ABStartups.

A segunda palestra do dia foi apresentada por Larissa Kroeff da Meu Copo Eco, empresa que trouxe para o Brasil a inovação para a utilização de copos, reduzindo a zero a produção de lixo em eventos. Os copos personalizados com a marca ICR estavam sendo vendidos na lojinha do evento.

O Painel sobre Inovação Social teve Matheus Cardoso falando sobre a experiência do Moradigna, negócio social que reforma casas em situação de vulnerabilidade; Suzanne Correia, estudiosa precursora na paraíba em inovação social, empreendedorismo e negócios sociais; e ainda Allyson Barbosa, do LabRua, laboratório de pesquisa sobre espaços públicos pensando (n)a cidade colaborativa e democrática. A mediação ficou a cargo de Júlia Melo, gerente nacional do Amani Institute na sede do Brasil (SP).

O próximo tema foi Investimento/Aceleração, mediado por Vanessa Pessoa, da consultoria Inovenow. Marcela Fujiy contribuiu com a experiência da Be.Labs, aceleradora que apoia mulheres empreendedoras no desenvolvimento e aceleração de novas ideias e negócios; Janice Maciel falou sobre o maior programa de aceleração do país, o Inovativa Brasil; e João Silva apresentou a Black Swan, plataforma de inovação aberta.

Antes do intervalo para o almoço, um talk foi apresentado pela Profa. Mônica Tejo gestora da IACOC, incubadora de base agroindustrial da Fundação PaqTcPB. À tarde, o evento foi retomado com o talk de Cecéu Pessoa, fundadora da Viva Celina, marca slow fashion de João Pessoa com práticas sustentáveis focada em roupas sem gênero.

No painel seguinte a Saúde foi o destaque, com o empreendedor Vinícius Veríssimo mediando a conversa com Carol Candeia, da Watchin – um serviço de monitoramento remoto inteligente na saúde; Carol Gadelha – HELP: Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa da Unifacisa; e ainda a contribuição da Diretora Técnica da Fundação PaqTcPB, Profa. Nadja Oliveira.

Mercado foi outro painel com importantes contribuições de Thiago Cunha, representante do Sebrae Nacionalcomo mediador; Tâmela Fama, diretora comercial da CGS, empresa especializada em automação comercial de software do varejo e inovações tecnológicas, e ainda Adeilton Pereira, fundador do grupo empresarial que detém às empresas OFFICINA Móveis Planejados e SS Indústria de Móveis.

O painel foi seguido pela palestra de Ana Beatriz Pires, Gerente de projetos na Softex, que assessora pessoas e empresas em todo o Brasil a atingirem suas metas e objetivos.

As inovações em Educação também fizeram parte da programação do ICR, com painel conduzido por Genésio Gomes, idealizador do Células Empreendedoras. Participaram Leonardo Prates, da startup Studos, incubada ITCG que vem transformando a educação através da inovação; Gabriela Maroja, da Livre Escola Criativa, que oferta cursos livres nas áreas da economia criativa. Ainda participaram Andrea Gomes, da CESAR School, escola de inovação que forma profissionais inovadores; e Jéssica Stephenson que levou a experiência do SENAI Nacional, com seus cursos profissionais para 28 áreas da indústria brasileira.

Denise Lemos da Up Branding mediou o painel sobre Marketing, com a participação de Marília Coelho falando sobre a Kludo, plataforma de gamificação de treinamentos como uma nova forma de aprendizagem; Bruno Passarelli da Descubra o Mundo, maior agência de intercâmbio online do Brasil; e Mário Soma da Pólvora Comunicação, Top 3 do prêmio Agências de Resultado 2018, categoria revelação.

O último painel do evento abordou a Economia Criativa mediado por Vinícius Bezerra, CEO do Indie Cine, incubado na ITCG. A cantora Letrux falou sobre a experiência de crowdfunding do seu álbum “Letrux em Noite de Climão”. O painel ainda teve Jusselma Coutinho (LINK), consultora em Design de Produto desde 2006, e Tássia de Freitas do antirrestaurante COMfusão, espaço para gastronomia criativa e inusitada de Campina Grande.

É interesse de todos que o evento se perpetue para seguir com o fortalecimento do ecossistema paraibano.

Créditos das imagens: Rennan Oliveira (SCTI-CG)

Iury Sarmento

Por Iury Sarmento
Assessor de Comunicação
Fundação PaqTcPB

  • Choose what to read by subject

Image is not available
previous arrow
next arrow
Slider