07/04/2017 às 17h19

Paraíba recebe Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX)

Na última terça-feira, 04 de abril, foi lançado em Campina Grande, em uma cerimônia realizada na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – Fundação PaqTcPB, o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

O PEIEX, programa cujo objetivo é promover a cultura exportadora, através de ações de qualificação e ampliação dos mercados para as indústrias em Comércio Exterior e, estimular a competitividade de empresas com potencial de exportação, é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Ulisses Medeiros de Araújo Júnior, Coordenador de Competitividade da Apex-Brasil disse que “… sabemos que o estado possui uma vocação significativa para a produção de calçados, vestuário e tecnologia, além de possuir uma boa quantidade de empresas de outros setores, como alimentos, bebidas, máquinas e equipamentos. São setores de diferentes formas de comportamentos perante a comércio internacional, a preparação de empresas para esse mercado envolve uma série de fatores, como produtividade, qualidade, inovação e adequações que as empresas precisarão conhecer e se adaptarem, por isso é difícil mensurar expectativas de volumes ou valores de exportação. No entanto, trabalharemos com estratégias, serviços de inteligência e parcerias de modo a permitir a maior presença possível dos produtos da Paraíba no mercado internacional. ”

As ações desenvolvidas têm por finalidade apresentar para as empresas atendidas soluções gerenciais e técnicas, além de ações relativas à informação e ao acesso a mercados, aplicando técnicas e métodos voltados à modernização e capacitação empresarial, por meio de inovações estruturais capazes de contribuir para a elevação dos níveis de emprego e renda, promovendo a capacitação para a inovação, a interação e a cooperação entre as empresas e instituições de apoio.

A Apex-Brasil, agência brasileira que atua na promoção de produtos e serviços brasileiros no exterior, incentivando a exportação e atração de investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira, é parceira da Fundação PaqTcPB, Núcleo Operacional do PEIEX no Estado, unidade responsável pelo atendimento às empresas.

Vinicius Farias Moreira, Diretor Técnico da Fundação PaqTcPB define o programa como “a oportunidade que as indústrias e serviços paraibanos esperavam para se qualificar para o mercado internacional. Promovido pela APEX e executado pela Fundação PaqTcPB, tem a expectativa de habilitar mais de 150 empresas de diversos segmentos econômicos em nosso estado. A equipe segue firme no desenvolvendo de diagnósticos e capacitações empresariais que visam fortalecer a competitividade e abrir novos mercados aos contemplados. ”

O lançamento também contou com a palestra Noções Introdutórias em Exportação, proferida pelo analista de Receita Federal Eduardo Gadelha Ramos e com a apresentação de cases de empresas paraibanas atendidas pelo programa.

Segundo Elisonete Vieira de Amorim, Coordenadora do Núcleo Operacional do PEIEX-PB, “o Programa de Qualificação para Exportação da APEX-Brasil, além de colocar as indústrias paraibanas no radar da internacionalização, contribuirá para que elas adotem uma sistemática de melhoria contínua, possibilitando a identificação de fragilidades e ampliando suas potencialidades. Outrossim, a operacionalização do PEIEX através do Parque Tecnológico da Paraíba e parceiros, amplia sua capacidade de atendimento resgatando algumas ações de apoio às indústrias, no início de sua operação.”

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fundação PaqTcPB

  • Escolha o que ler por assunto

Image is not available
Arrow
Arrow