24/11/2017 às 09h16

MBA em Gestão Empreendedora e Inovação

O MBA em Gestão Empreendedora e Inovação em seus objetivos, metas, estratégias e atividades foca o desenvolvimento de atitude empreendedora, dimensão que visa o desenvolvimento de pessoas que além de participativas, críticas, reflexivas, e criativas, estão comprometidas com a inovação e com o exercício da responsabilidade social. Este MBA busca, complementarmente, relacionar teoria à prática, entendidas como dimensões indissociáveis para uma análise reflexiva da realidade.

Por outro lado, na sua concepção, o MBA considera a missão de educar e a visão de futuro das Universidades Federal de Campina Grande e Estadual da Paraíba (UFCG e UEPB), valores que podem orientar o processo de ensino-aprendizagem, principalmente aqueles voltados para o desenvolvimento humano, a inclusão e a responsabilidade social. Além disso, os quatro pilares da educação – aprender a ser, a fazer, a conviver e a conhecer – foram tomados como orientação focal para o desenvolvimento deste MBA.

Neste sentido, os fundamentos que nortearam a proposta são os seguintes:

Gestão empreendedora de negócios de alto impacto;

Gestão da Inovação no Contexto da Gestão do Conhecimento;

Necessidade de visão integrada e sistêmica do processo de inovação, superando a percepção comum envolvendo as dimensões: econômica, financiamento e conhecimento técnico-científico, enfatizando a gestão do habitat e discutindo as limitações dos modelos lineares;

Exploração das dimensões humana, histórica, filosófica, política, econômica, legal, sociocultural, técnico-científica, e epistemológica da inovação, segundo as perspectivas da gestão de empreendimentos inovadores;

Desenvolvimento de uma linguagem de comunicação adequada aos empreendedores e gestores de inovação, com ênfase no tratamento dos conceitos básicos envolvidos no processo de inovação (tecnológica ou não) e difusão;

Ênfase no desenvolvimento de técnicas de gestão estratégica, visando à formação de equipes de alto desempenho e também na elaboração, execução e avaliação de projetos e planos de negócios de acordo com a filosofia de planejamento situacional e combinação com as categorias do Modelo Evolutivo, e com a metodologia da matriz de impactos cruzados, usada para iniciar construção de cenários;

Entendimento dos interesses e papéis dos distintos agentes do sistema de inovação, com ênfase na aprendizagem de técnicas de negociação e empreendedorismo inovador.

OBJETIVO GERAL DO CURSO

Introduzir e discutir os princípios, práticas e técnicas da gestão com foco nas demandas e desafios do empreendedorismo com base em conhecimento, tecnologia e inovação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Preparar o empreendedor para projetar o seu negócio de alto impacto, alinhando objetivos pessoais com oportunidades de mercado;

Apresentar e discutir os conceitos básicos de inovação, bem como as diferentes formas de pensar e os modelos de gestão empreendedora;

Desenvolver a abordagem sistêmica de inovação em seus negócios;

Discutir os aspectos críticos dos processos de inovação e difusão de tecnologias;

Apresentar e discutir a Lei de Inovação e os documentos dos conceitos legais e oficiais;

Apresentar conceitos e técnicas de prospecção tecnológica;

Apresentar os instrumentos governamentais de execução das políticas e estratégias de Inovação; e

Valoração da inovação e sua negociação.

PÚBLICO ALVO

Empreendedores e gestores de negócios de empreendimentos de base tecnológica e inovadores, e Profissionais Graduados em qualquer Área do Conhecimento que desejem desenvolver ou aprimorar suas competências, habilidades e atitudes empreendedoras para gerirem negócios ou empreendimentos de alto impacto: administradores, engenheiros, arquitetos, advogados, contadores, economistas, comunicadores sociais, designers, programadores e áreas afins.

Para mais informações, clique aqui.

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