Programas de Mentorias e Aceleração

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA
ECONOMIA CRIATIVA

O Programa de Promoção da Economia Criativa, resultado de uma parceria entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a Samsung e o Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI Daegu), tem como objetivo identificar, selecionar e oferecer suporte a empreendimentos inovadores em áreas de interesse da multinacional sul-coreana.

Ao ingressar no Programa, a empresa selecionada participa de uma série de atividades, desenvolvidas ao longo da rodada. Entre essas atividades, destacam-se:

  • Apresentação das startups para equipe especializada da Samsung, por meio de pitch sessions;
  • Mentoria com equipe técnica da Samsung sobre temas estratégicos, tais como economia criativa, design de produtos, marketing digital e tecnologias da empresa;
  • Desenvolvimento de modelo de negócios;
  • Suporte e apoio de incubadoras selecionadas pelo Programa;
  • Treinamentos focados na criação de empreendimentos inovadores, inspirado no Modelo Coreano de Cultura de Economia Criativa, implantado na Coreia do Sul pelo CCEI Daegu.

INOVATIVA BRASIL

O Inovativa Brasil é um programa de aceleração em larga escala para negócios inovadores, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e executado pela Fundação CERTI com os parceiros estratégicos SEBRAE e SENAI.

O programa se dá em 2 (duas) etapas:

– Etapa 1 – Acesso a Mentores e Especialistas
Os projetos selecionados terão acesso a um intensivo programa de aceleração, com conteúdo de capacitação complementar, participação em um bootcamp de networking e treinamento e mentoria individual. O contato com esses especialistas irá preparar os participantes para a segunda etapa do programa.
– Etapa 2 – Conexão com Investidores e Apoios
Nessa etapa, as startups finalistas serão preparadas e conectadas com investidores, grandes empresas e instrumentos públicos de apoio. As startups de destaque, que possuam interesse e condições de atuarem no exterior, poderão receber apoio para internacionalização. As possibilidades são ilimitadas!

Programa de Incubação e Aceleração de Impacto

É uma parceria entre o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Anprotec e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) com o objetivo de mobilizar aceleradoras e incubadoras a desenharem estratégias para atrair, selecionar e acompanhar a estruturação de Negócios de Impacto Social no seu portfólio.

O programa parte da premissa de que incubadoras e aceleradoras têm um enorme potencial de influenciar a agenda empreendedora do Brasil, disseminando o conceito de negócios de impacto em escala nacional, e contribuindo para que mais soluções para a resolução de problemas sociais surjam e se fortaleçam.

Fundo Primatec

O Primatec é um Fundo de Investimento em Participações destinado a investir em companhias inovadoras, com alto potencial de crescimento e geração de valor que investe prioritariamente nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), Energia, Sustentabilidade e Economia Criativa. O Fundo nasceu a partir do programa Inova Empresa da FINEP, é gerido pela Antera Gestão de Recursos S.A. e tem a Brain Ventures Gestão de Negócios S.A. como consultor operacional.

Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX)/Apex-Brasil

O PEIEX visa estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias em Comércio Exterior.

O PEIEX oferece às empresas um diagnóstico gratuito que possibilita apresentar soluções a fim de impactar sobre seu desempenho competitivo. Ao mesmo tempo, o projeto sinaliza aos agentes econômicos o esforço de médio e longo prazos que se deve empreender no sentido de operar mudanças no padrão de competitividade da região atendida, fundamentado no trabalho de gestão.

Plataforma land2land

O land2land é uma plataforma de suporte para a internacionalização de empreendimentos inovadores que pretendem se instalar em ambientes de inovação, como parques tecnológicos e incubadoras de empresas, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo.

A plataforma integra o Projeto de Internacionalização de Empresas Inovadoras, uma iniciativa da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex–Brasil), que inclui outras ações, como sessões de matchmaking, mentoria e capacitação para empresas inovadoras.